Caro/as colegas
 bem-vindos/as ao I Fórum Internacional de Violência e Maus-Tratos (FIVMT) e VII Fórum Internacional de Saúde Envelhecimento e Representações Sociais (FISERS), que terão lugar de 2 a 5 de setembro de 2014, em Évora, Portugal. Estes Fóruns têm por objectivo a reflexão, discussão e a apresentação de trabalhos de investigação sobre envelhecimento, violência e maus-tratos e representações sociais.

O Fórum Internacional de Saúde Envelhecimento e Representações Sociais (FISERS) que tem vindo a reunir colegas brasileiros e portugueses em torno da pesquisa sobre o envelhecimento é nesta sua sétima edição dedicado ao tema especifico da violência e maus tratos.

Uma reflexão sobre a violência e envelhecimento adquire hoje uma oportunidade acrescida desde logo ditada pelos dados demográficos. Envelhecer é em si mesmo uma violência mas não menos violenta será uma morte prematura, seja ela física ou social. A violência cerca a condição humana desde que Caim matou Abel. Particularmente repugnante quando exercida fisicamente sobre seres sem defesa a violência não será menos corrosiva quando adopta formas simbólicas que conduzem ao preconceito e à discriminação.

O quadro conceptual aberto pela teoria da representações sociais tem contribuído de forma significativa para a desconstrução destas novas formas de exclusão subtil, esperando-se que estes próximos Fóruns constitua mais uma etapa não apenas para um aprofundamento das suas causas mas também para uma avaliação das tentativas para a sua atenuação.

Não menos significativo será que esta reflexão seja conduzida no âmbito da comunidade científica luso-brasileira tendo em conta a proximidade linguística e histórica mas também por virtude do contraste entre uma sociedade europeia envelhecida e uma sociedade latino-americana jovem e, talvez por isso, particularmente atenta e generosa para com os seus velhos.

A cidade e a Universidade de Évora, já familiares para muitos dos colegas, agradecem a vossa presença.

As diferentes sessões destes dois Fóruns compreenderão como principais eixos temáticos:

1. Envelhecimento Ativo

2. Envelhecimento e gestão da cronicidade

3. Demografia e sustentabilidade social

4. Abordagem interdisciplinar do envelhecimento

5. Violência auto-infligida (automutilação, suicídio e parasuicídio)

6. Violência interindividual (idoso, entre parceiros; de género, institucional, bullying, infantil)

7. Abordagem interdisciplinar da violência e maus-tratos

8. Saúde e Representações Sociais

9. Envelhecimento

10. Saúde

Notícias

RESERVE JÁ o seu Hotel!

Prazo final para submissão de propostas - 30 de junho de 2014.

Prazo final de encerramento do processo de aceitação/rejeição e notificação - 15 de julho de 2014.